Faq

O que acontece com nossa visão Depois dos 40 anos?

Todos nós, após os 40 anos de idade, começamos a conviver com a presbiopia (vista cansada), onde o grau é conhecido como adição. Esta adição vai aumentando com o passar dos anos, tornando a vida sem os óculos cada vez mais difícil. Nesse caso, existem três tipos de lentes que podem corrigir esse problema: as lentes de leitura ou para perto (visão simples), as bifocais e as multifocais (progressivas).

No caso das lentes para perto ou bifocais a correção é eficaz, porém limitada, pois não corrige o grau intermediário, de extrema importância na vida moderna. As lentes multifocais ou progressivas são as únicas que oferecem correção em todas as distâncias, independente de se ter grau para longe ou não.

Podem ser usadas continuamente, preservando a qualidade e a nitidez constante, evitando que a alteração do grau se torne mais frequente e prolongando a eficácia da correção devido à acomodação do nervo óptico. As lentes progressivas avançaram muito nos últimos anos, principalmente com a tecnologia digital ou free form, diminuindo cada vez mais o desconforto na fase de adaptação.

Existe risco no uso prolongado de Lentes de Contato?

O uso das lentes de contato para quem necessita de correção constante de visão é uma opção importante no dia-a-dia, no entanto, o uso frequente das mesmas podem acarretar sérios problemas. Uma das melhores formas de reduzir esses riscos é alternar o uso com os óculos, pois a estrutura da córnea necessita de oxigenação. É recomendado conversar com o oftalmologista, para que ele determine se pode ou não usar as lentes de contato por longos períodos. Mesmo que possa usar, você deve fazer assepsia periodicamente para evitar sérios problemas aos olhos.

O que é Correção dobrada?

Aí está uma situação curiosa. Algumas pessoas ao iniciar o uso dos óculos relatam o fato de enxergarem pior com eles, geralmente isso acontece com quem tem pouco grau, pois o cérebro possui a capacidade de corrigir ou focalizar a imagem sem eles. Com isso ocorre a correção somada aumentando o grau momentaneamente até o cérebro adaptar-se com a nova situação, que pode levar alguns dias. Nesse período devido ao esforço e sensibilidade de cada um podem ocorrer alguns sintomas, como dores de cabeça, ardência e irritação nos olhos, caso não melhore recomenda-se voltar ao medico oftalmologista.

OUVI DIZER QUE LENTES CURVADAS com GRAU NÃO SÃO RECOMENDADAS

Realmente não são recomendadas devido a complexidade de chegar a exatidão, pois o cuidado com o desenho, medidas e ajustes são essenciais para uma perfeita adaptação, principalmente em multifocais ou visão simples com graus elevados. Lembre-se, o principal cuidado para adquirir lentes curvadas com grau é a garantia de adaptação.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE LENTES CURVADAS E LENTES CONVENCIONAIS?

A principal diferença para o usuário e a mais importante é o campo visual. Nas lentes curvadas a visão periférica é consideravelmente melhorada e nas convencionais é limitada, diminuindo a performance visual.
» Saiba mais


QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE CURVA?

- Curva 6 (convencional)
- Curva 8 (curvada)
» Veja comparativo

E SE EU NÃO ME ADAPTAR COM A CURVATURA DA LENTE?

No processo de confecção de uma lente curvada são tomados alguns cuidados para que a adaptação seja efitivada, com isso o índice de não adaptação cai para praticamente zero.
Caso não ocorra, altera-se a curva base preservando a exclusividade do desenho até alcançar o desejado sem nenhum custo adicional.

 

TENHO ALTO GRAU DE MIOPIA. AS LENTES CURVADAS FICAM MUITO GROSSAS?

A miopia é corrigida com lentes negativas (finas no centro e grossas nas bordas), recomendando-se a escolha de armações pequenas, que limitam opções de modelos e diminuem a visão periférica.
Nas lentes curvadas o campo visual é aumentado consideravelmente devido ao desenho, estrutura e cuidados na elaboração, inibindo a espessura e favorecendo a estética.

É POSSÍVEL TER LENTES DE SOL CURVADAS?

Sim, contanto que se tenham os mesmos cuidados tomados na elaboração das lentes incolores.